quarta-feira, 22 de agosto de 2012

REFLEXÃO ESTRATÉGICA!!

O estabelecimento de estratégias que a organização deve adotar para manter-se e desenvolver-se no mercado é uma questão que merece uma reflexão. Refletir sobre estratégia é um processo que consiste em se observar as características precisas e mais evidentes de gestão, utilizando a intuição e criatividade, a fim de elaborar as novas idéias e conceber as intervenções baseadas em novos aprendizados. Diante da especialidade e da especificidade de cada empresa é possível definir uma estratégica específica, partindo da direção geral, envolvendo a organização como um todo, para antecipar e orientar a ação. Emergindo do consenso de toda a organização, a partir da conscientização da necessidade de mudança ela deve ser clara, compreensível, estabelecida de forma concreta e simples, procurando conciliar as idéias as mais próximas possíveis da ação. Nessa reflexão algumas questões, cujo conteúdo demonstra a realidade existencial da organização, devem abordar pelo menos quatro ações, segundo Jean Brilman no seu livro “Les meilleures pratiques de management” (2001): • CONHECER a empresa e a situação atual em que ela se encontra – o que se sabe sobre o ambiente onde a organização está inserida? Quais são os ativos que ela possui? Como a organização é definida – as forças, fraquezas, recursos em conhecimentos, competências, meios materiais, financeiros e humanos? Que se sabe da concorrência? Quais são os trunfos estratégicos fundamentais que a organização tem? • DECIDIR onde a empresa quer ir - o que se pretende com as atividades: continuação, reorganização, diversificação? Quais oportunidades querem implementar: novos produtos, novos serviços, aumentar ou melhorar? Quais os interesses quanto aos clientes: conquistar novos, fidelizar, selecionar? Quais as proposições de valor: atributos, preços? Quais meios competitivos querem explorar, que imagem: a mesma ou uma nova? Em que dimensão: local, regional, nacional ou internacional? • INVENTAR ou ESCOLHER como ir: quais tecnologias, inovações, marketing, organização de vendas, meios, investimentos, prazos, talentos, conhecimento? Só ou em aliança com outra empresa? Que forma de organização? Quais níveis de risco? • DIVULGAR a estratégia junto às equipes de trabalho: qual o melhor método de divulgá-la de forma a mobilizar todos a participar do processo? A noção de estratégia engloba os novos fatores da realidade econômica onde a empresa se depara com uma diversidade de necessidades, pressão da concorrência, escassez de recursos, aceleração do ritmo das mudanças. Na realidade, o estabelecimento de estratégias permite reforçar a consciência interna quanto aos alvos a serem alcançados e a coerência do comportamento dos colaboradores da organização. “A estratégia é de início um discurso comum que define o ambiente da concorrência (sobre quais pressões econômicas nós evoluímos?), um projeto (como nós iremos superar estas pressões?), um futuro (que pensamos ser nos próximos anos?)” (Atamer e Calori, Diagnostic et décisions stratégiques, 2003). Neste sentido, a estratégia procura integrar as motivações individuais em uma lógica comum, não apenas produzindo discursos, mas também orientando comportamentos, atitudes e decisões em torno de um objetivo comum da organização: sobreviver através da criação de mais valor que seus concorrentes. Por Roberia Cesar Souto Maior

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